Koosh Balls (Fluffy) é uma bola de brinquedo feita de filamentos de borracha ligados a um núcleo de borracha macia. A bola é composta por cerca de 2.000 filamentos de borracha natural e foi lançada em uma variedade de combinações de cores.
Como são feitos os Koosh Balls (Fluffy)?
Os filamentos são suficientemente flexíveis para colapsar no impacto, absorvendo energia suficiente para evitar qualquer tendência para saltar. Eles também são suficientemente densos e flexíveis, tendendo a enfiar-se rapidamente entre os dedos de um usuário no contato com a mão. Esses recursos promovem a captura segura e rápida do brinquedo durante as brincadeiras
Um pouco da história das Koosh Balls (Fluffy)
Esse brinquedo foi desenvolvido em 1986 por Scott Stillinger, para que sua filha de 5 anos e seu filho de 8 anos tivessem facilidade para segurar e jogar. O nome “Koosh” é fruto do som que o brinquedo fez quando pousou no chão.
No ano seguinte, Scott Stillinger fundou a OddzOn Products Inc. com seu cunhado, Mark Button, que já havia sido gerente de marketing da Mattel. As Koosh Balls (Fluffy) foram um dos brinquedos de Natal mais vendidos de 1988.
Anos depois a empresa expandiu sua linha de produtos, incluindo Kooshs de personagens, chaveiros, ioiôs, itens de papelaria e até mesmo uma versão de armas para atirá-las. O número de Koosh Balls (Fluffy) vendidas é estimado em milhões.
Atualmente são fabricados e vendidos pela Hasbro.
Encontramos a patente original com fotos, explicações do brinquedo e até mesmo um arquivo em PDF completíssimo!
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
FIG. 1 é uma vista que mostra um dispositivo de entretenimento construído de acordo com a invenção.
FIG. 2 mostra o dispositivo da FIG. 1 em um estágio de montagem inicial.
FIG. 3 é um detalhe ampliado da porção central da FIG. 2 mostrando o dispositivo da invenção num estágio ligeiramente posterior de construção.
FIG. 4 mostra o dispositivo da invenção prestes a ser preso na mão de uma pessoa, e a FIG. 5 mostra o dispositivo em uma condição capturada.
As FIGS. 6 e 7 são detalhes fragmentários que mostram duas formas modificadas diferentes da invenção.
FIG. 8 é uma forma esteticamente modificada da invenção para dar-lhe um apelo visual humorístico e semelhante a um bicho.
Uma explosão de vendas!
Em sua 2ª edição colecionável, as Koosh Balls (Fluffy) tinham carinhas e eram conhecidas como “Koosh Kins” – no Brasil, “Fluffy Gang”. Essa edição contou com 6 diferentes personagens colecionáveis e uma história em quadrinhos que explicava como eles vieram do planeta Koosh e foram catapultados para o universo quando exploravam um vulcão.
Mais tarde vieram os produtos licenciados, com colecionáveis das principais franquias, tais como: Disney, Muppets, Looney Tunes, Nickelodeon, entre outros.
Mais que um brinquedo, as bolas Koosh são frequentemente usadas com exercícios de tênis para ajudar as crianças a desenvolver habilidades motoras.
De tantas coisas interessantes que achamos sobre o assunto, uma das mais legais foi um livro do próprio escritor com 33 atividades com Koosh Balls (Fluffy). Um achado muito bacana:
Definitivamente, o Fluffy marcou presença no baú de brinquedos de muitas crianças. Quem nunca brincou de arrancar os fios, um por um?! Pior era a dor quando um fio “voltava”, igual elástico e dava um baita “beliscão”! Que garota nunca cuidou de um Fluffy junto com as bonecas, guardando sempre na prateleira de um jeito bem confortável?!
Você já parou para pensar no quão impressionante é uma “simples” bola de borracha ter se transformado em um brinquedo que virou febre no mundo?! Você já conhecia a história por trás desse fenômeno? Definitivamente um grande case de sucesso, que marcou gerações e sempre será lembrado!
Abaixo deixamos uma galeria recheada de imagens diversas de Koosh Balls (Fluffy) retiradas da internet para apreciação:
Em nosso acervo temos um chaveiro que lembra um pouco dessa febre:
Cadê o azulinho?!rs
Eu quero comprar um pois tbm não tenho mais. Alguém sabe onde?
Eu tenho meus fluffys… Descobri ainda hj, guardados numa caixa. Bons tempos!
Gnttt! Preciso de um fluffy pra reproduzir uma foto antiga…alguém tm pra vender?