A Brincadeira do Gato e Rato é uma mistura de pique e brincadeira de roda.
Essa brincadeira estimula a cooperação, agilidade, velocidade, integração, aprendizado de números e horas, estruturação espacial, movimentos, raciocínio lógico, memorização, participação e responsabilidade.
Como funciona a brincadeira do Gato e Rato
Os jogadores escolhem uma criança para ser o gato e outra para ser o rato. Em algumas variações, a fim de aumentar a dificuldade da brincadeira, também são escolhidas uma criança para ser a porta e outra para ser o relógio.
Os demais participantes formam uma roda de mãos dadas, que será a gaiola/toca.
As crianças escolhidas como porta e relógio fazem parte da roda, mas devem ficar de costas, viradas para fora da roda, enquanto as outras crianças ficam viradas para dentro da roda.
O rato fica dentro da roda e o gato do lado de fora. Eles podem andar à vontade em seu espaço.
Objetivo: O gato deve tentar pegar o rato, que por sua vez tentará fugir dele.
Todos prontos, inicia-se o diálogo:
Gato: “O rato está em casa?”
Roda: “Nãooo!”
Gato: Que horas ele vem?
Roda: “Não sabemos!”
E então o gato vai falando as horas, tentando acertar.
Gato: “às duas?”
Roda: “Nãooo!”
Gato: “às três?”
Roda: “Não!”
Gato: “às quatro?”
Roda: “É!!!”
E então, quando o gato acerta o horário, começa o pique.
O gato tenta entrar na roda para pegar o rato, passando por baixo da abertura das mãos dos colegas da roda. Quem está na roda tem a tarefa de dificultar a entrada e saída do gato e facilitar a entrada/saída do rato, levantando os braços ou fechando as pernas. O jogo acaba quando o gato conseguir pegar o rato, que será gato na próxima rodada. Um novo rato deverá ser escolhido.
Variações e versões diferentes
- O gato pergunta para o relógio o horário em que o ratinho estará de volta.
Então correrá ao redor da roda até encontrar a criança que é a porta e perguntará apenas para esta se o ratinho está. Seguirá correndo ao redor da roda, para cada volta as crianças contarão uma hora e cada vez que encontrar a porta deverá perguntar se o rato já voltou. Quando der tantas voltas quanto forem necessárias para chegar ao horário estabelecido, a resposta será afirmativa e aí sim começa o jogo de pega-pega. - Para deixar a brincadeira mais desafiadora, regras poderão ser acrescentadas. Uma das opções é o gato perguntar: “Pela porta ou pela janela?”, e assim, se a resposta for “porta”, o gato somente poderá passar pela porta, enquanto o rato terá a vantagem de passar por todas as outras aberturas.
A brincadeira também é conhecida como “Que horas são?”.
Clique aqui para viajar no túnel do tempo e ver mais brincadeiras!